Projeto: “Música para olhar do lado de dentro”

Profª Lenilce Santana carinhosamente chamada “Tia Nice”, Mestrado em andamento em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Neurociência e em Transtorno do Espectro Autista pelo Centro Universitário FAVENI. Licenciada em Artes/Música (2019) e Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). É organista e pianista, pesquisadora e professora, desenvolvendo trabalhos na área de Educação Musical Inclusiva, com foco na música e Transtorno Neurosensorial, Musicalização Infantil e para bebês e Cursos de Educação Continuada.

Curso de Formação Continuada

Curso: Educação Musical, Autismo e Transtorno Neurossensorial

            Em julho de 2022 foi ministrado pela professora Lenilce, o curso Educação Musical, Autismo e Transtorno Neurossensorial a partir de uma parceria com o Grupo de Autorregulação da Aprendizagem Musical (GARAM/UEFS) e com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (SEDESO).

            O público-alvo foram licenciandos do curso de Música, Pedagogia e profissionais de áreas afins da Educação e Música.

            O curso teve como objetivo: Conhecer, discutir e refletir sobre Educação Musical, Autismo e Transtorno Neurossensorial e foi desenvolvido em três partes, independentes entre si, mas, com obrigatoriedade de participação em sequência.

            A primeira parte consistiu em 4 aulas de 3 horas/aula e ocorreu de forma online e síncrona, pela plataforma Google Meet, no mês de julho de 2022.

            A segunda parte consistiu em uma aula prática, presencial de 5 horas no espaço do CEMMP em Feira de Santana.

Aula no espaço do CEMMP -Centro de Educação Musical Miguel Pietro

            A terceira parte consistiu em selecionar participantes que foram contemplados dentro dos critérios especificados no início do curso para participarem de um estágio com aulas de musicalização para crianças autistas dentro do projeto “Música para olhar do lado de dentro” que está sendo desenvolvido no Centro de Referência Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista Dr. Ildes Ferreira de Oliveira (CER – TEA).

Local da Aula inaugural com os pais das crianças participantes do Projeto

CER/TEA

Projeto “Música para olhar do lado de dentro”

            O Projeto surge com a ideia de reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento na instituição com intuito de musicalizar crianças com autismo. Acreditamos que a música poderá contribuir para a criação de um relacionamento sociocultural entre as crianças participantes e o compartilhar dos aspectos musicais dos discentes da Universidade Estadual de Feira de Santana entre outras, além de favorecer o desenvolvimento da linguagem e da interação social.

            No tocante às crianças com espectro autista, o convívio em um ambiente musical modifica suas impressões e percepções, como reiterado por Brescia (2003) ao dizer que: “crianças mentalmente deficientes e autistas geralmente reagem à música, quando tudo o mais falhou. A música é um veículo expressivo para o alívio da tensão emocional superando dificuldades da fala e da linguagem”.

            Partindo do pressuposto de que a educação musical pode ser uma facilitadora para crianças dentro do espectro, na busca de habilidades sociais e de linguagem, justificamos que a inserção da musicalização no CER/TEA, possa ser mais um fator importante para a melhoria de integração social e qualidade de vida dessas crianças, além de oportunizar experiências indeléveis aos discentes envolvidos e uma rica troca nessas vivências.

Objetivo Geral:

            Identificar as habilidades musicais das crianças portadoras do espectro autista, e promover a integração social e linguagem através da musicalização.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os parâmetros musicais altura, timbre, intensidade e duração através de jogos e improvisações musicais;
  • Desenvolver repertório de músicas infantis utilizando-se de técnica adequada à idade;
  • Possibilitar vivência musical através de participações livres, da exploração de instrumentos e de improvisações;
  • Desenvolver expressão e comunicação de modo socialmente adequado através de atividades musicais lúdicas.

            Este projeto é baseado na proposta dos educadores musicais, tais como:  Émile Jacques-Dalcroze, Shinichi Suzuki e John Paynter, dos quais abordaram um ensino contemporâneo, no qual abrange metodologias possíveis e adaptáveis para qualquer contexto e para diferentes idades.

REFERÊNCIA

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. (Org). Pedagogias em educação Musical. Curitiba. Ibpex, 2011.

Aula Inaugural do Projeto “Música Para olhar do lado de dentro

            A aula inaugural aconteceu em setembro de 2022 e ocorreu apenas com a presença dos pais para que pudessem compreender o que e como seria trabalhado nas aulas de música.

Aula inaugural no CER/TEA, com os pais das crianças
Aula inaugural no CER/TEA, com os pais das crianças

            As crianças são recebidas na porta com um cartaz onde elas escolhem como querem cumprimentar.

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Conclusão do projeto no CER/TEA

Entrega dos Certificados